5 temperos naturais mais conhecidos e seus benefícios

5 temperos naturais mais conhecidos e seus benefícios
5-temperos-mais-usados-chef-felipe-nonato

Você usa algum desses 5 temperos?

Todo mundo ouve falar dos temperos, mas poucos sabem como utilizar e quais seus benefícios para a saúde. Não é mesmo?!

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre os 5 temperos naturais mais conhecidos, sua forma de utilização e os benefícios para saúde.

Os temperos naturais, além de dar sabor nos alimentos, são ricos em diversas substâncias benéficas para a saúde, como as substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres.

A grande maioria dos temperos, podem ser encontrados tanto na forma natural, quanto na forma desidratada e os 5 temperos naturais mais conhecidos são:

  • Pimenta Vermelha

Pode ser utilizada em qualquer preparo de alimentos proteicos, como carnes, frangos, peixes e os vegetais de proteína natural. Doces também são bem-vindos, como geleias, bolos e chocolates.

Você pode utilizar a forma in natura, ou seja, retirado diretamente do pé de pimenta, em conserva no azeite ou em molhos (menos recomendado, pois costumam ser industrializados e perdem suas propriedades ao serem processados).

A pimenta é antioxidante, rica em flavonoides e vitamina C, substâncias que agem no metabolismo das gorduras.

Também em suas propriedades, ela estimula a produção de endorfina, causando sensação de bem-estar e é super indicada para dores de cabeça, inclusive enxaqueca.

  • Orégano

Um dos queridinhos dos cozinheiros, o orégano vai bem com tudo, carnes, frangos, peixes, legumes, verduras e ovos. Sua forma natural ou desidratada é muito utilizada com tomates, batatas assadas, sopas e caldos.

Este é um dos temperos com maior versatilidade na cozinha e que é muito bem aproveitado por todos os amantes da culinária.

Suas propriedades são enormes, sendo um tempero que auxilia na digestão e é diurético, sendo utilizado também como chás. Além disto, ele é muito usado como ação bactericida.

  • Manjericão

Outro tempero muito utilizado, principalmente para a culinária italiana, não é?

Ele também pode ser encontrado em sua forma mais suave, que é a natural e a forma mais acentuada que é a desidratada.

Pode e deve ser utilizada com maior proveito, sendo em proteínas animais ou vegetais, caldos, sopas e até saladas, dando um sabor especial para o preparo.

O manjericão também é um tempero antioxidante e diurético, além disto é anti-inflamatório, auxilia na digestão e ajuda no combate de infecções respiratórias.

  • Alecrim

Muito utilizado devido ao seu aroma. Peixes, batatas e assados em geral são os que mais combinam com esta erva.

Sua forma natural tem um aroma mais intenso, já a forma seca tem sabor, mas não o aroma que preenche todo o ambiente da sua casa.

Um tempero delicioso e que também é muito utilizado como forma medicinal, pois em suas propriedades são encontradas uma redução no colesterol, pressão arterial e redução de gases.

  • Louro

Muito utilizado para dar sabor em sopas, caldos, feijão e molhos, o louro nunca falta na cozinha dos brasileiros.

Na sua maioria das vezes, é utilizado na forma seca, pois tem maior durabilidade e o uso mais restrito, porém, é possível utilizar sua forma natural para os mesmos preparos, tendo um sabor mais acentuado e um aroma mais intensificado.

Chás de folhas de louro também são conhecidos na medicina natural, pois esta planta tem uma ação estimulante no apetite, ação anti-inflamatória, adstringente e auxilia na redução dos gases.

 

E aí pessoal, gostaram das dicas de temperos?

É importante sempre usar a criatividade, ousar e experimentar suas formas de uso e quando utilizar em forma de medicina natural, nunca esqueça de consultar um especialista no assunto, como médicos e nutricionais.

Fechar Menu
×
×

Carrinho