Frutas: Vilãs ou Heroínas?

Você está visualizando atualmente Frutas: Vilãs ou Heroínas?

Você consome alguns desses grãos?

Existe um mistério no ar: As frutas são vilãs ou heroínas em nosso dia-a-dia?

Não podemos deixar de falar que as frutas são saborosas, nutritivas e práticas, tendo diversas formas, sabores, preços e forma de consumo.

São alimentos que fornecem diversos benefícios, como fibras, sais minerais e água.

E devem ser consumidas diariamente sim, porém, existe moderação.

Não podemos falar que as frutas são vilãs, pelo contrário, elas são grande agentes para uma dieta equilibrada e saudável, porém, devem ser consumidas de forma limitada, pois apesar de seu alto teor de nutrientes e benefícios, ela também tem açúcar (natural) e muitas delas, alto teor de calorias, o que desfavorece uma dieta de emagrecimento ou até de ganho de massa muscular.

Ainda se fala muito sobre a pirâmide de consumo, que a fruta deve ser colocada em nossa alimentação entre 3 e 5 porções por dia, porém, só um nutricionista pode indicar o que é melhor para você, sendo 1 porção, 10 porções ou nenhuma.

O profissional da nutrição, avaliará caso a caso individualmente e indicará como deve ser consumido e o que deve ser colocado em sua dieta. Ok?!

É muito comum, as pessoas que iniciam uma dieta, acharem que as frutas são obrigatórias para uma alimentação balanceada e acabam errando a mão, tanto na porção, quanto nas frutas escolhidas.

Muitas frutas, apesar de deliciosas e com inúmeros benefícios, também são ricas em carboidratos (frutose), o que consumida em grande quantidade, pode levar ao aumento de peso, por isto, devem ser consumidas com moderação.

Quando se é falado em porção, não podemos esquecer que um porcionamento não necessariamente é a fruta inteira, afinal uma fatia de melancia é bem diferente de uma melancia inteira. Já um morango não é suficiente, é necessárias mais quantidades da fruta para saciar e atingir os nutrientes necessários.

Quando falamos em calorias, as frutas que devem ser consumidas com moderação são: Abacate, bananas, uvas, coco, açaí, manga, frutas secas e as frutas oleaginosas.

 

Mas isto não quer dizer que você não pode consumir, apenas é necessário moderar, visto que apesar da alta caloria, elas têm alto benefícios para a nossa saúde.

Uma dica é evitar consumir diariamente, mas sim, dar preferência para estas frutas 1-2 vezes por semana, com porções moderadas indicadas pelo seu profissional de nutrição.

 Já as frutas como melancia, tangerina e laranja, apesar de ricas em vitaminas e água, contém muito açúcar, que ao consumir em excesso, pode levar ao acúmulo de gorduras, então cuidado.

 

 Também, tenha cuidado ao ingerir sucos, pois vamos combinar que consumimos uma ou duas laranjas e já estamos satisfeitos, correto? Mas para um copo de 300ml de suco, é necessário de 5 à 7 laranjas, o que aumenta a caloria e a ingestão de açúcar, portanto, quando consumir frutas, prefira sua forma natural, assim além do sabor, você ingerirá as fibras que são perdidas durante o processo da bebida.

Importante: Nenhuma fruta deve ser banida da sua vida, mesmo para quem quer perder peso. O que é importante é ter a moderação, o consumo correto e na época correta para cada estação de produção da fruta.

 

O cuidado deve ser na porção e no bom senso do seu consumo e para isto, consulte sempre um especialista no assunto.