O cálcio além do leite – quais as fontes alternativas?

O cálcio é um mineral essencial para o ser humano, além de constituir 90% do nosso corpo principalmente os ossos e dentes (do qual faz parte da construção e manutenção) ele também é importante para transmissão de impulsos musculares, manter o PH do sangue equilibrado e é participante no processo de coagulação do sangue.

Quando pensamos na obtenção desse nutriente, o primeiro alimento que vem a mente é o leite. E como fazer quando se é intolerante à lactose ou as proteínas desse alimento? O que consumir?

Listamos aqui 8 alimentos, muito utilizados aqui no Seo Limão, e que te ajudam nessa reposição diária. Confira:

  • Brócolis: Esse legume pode ser consumido cozido ou à vapor, sendo que na segunda opção a perda da quantidade inicial do nutriente é menor. Contém ainda fibras, antioxidantes, ácido fólico e vitaminas A e C.

  • Espinafre: Essa verdura de coloração verde escura, além de possuir 160mg de cálcio em uma porção de 100gr, ele também é rico em ferro. Como é uma fonte natural de ferro e cálcio, não causa problemas nessa combinação.

  • Semente de gergelim: fonte de fibras, auxiliador na perde de peso (por proporcionar sensação de saciedade), ele também ajuda a controlar a glicemia, colesterol e triglicérides. Além de conter uma boa quantidade de cálcio.

  • Soja: Alimento rico em cálcio, apresenta uma concentração maior ainda quando utilizado em forma de leite ou farinha.

  • Chia: Uma porção de 100 gr de chia contém mais de 500 mg de cálcio, ele é um super alimento que além de tudo cuida do nosso coração e sistema nervoso, contém ômega 3, fibras, ferro, proteínas e atua positivamente em nosso sistema imunológico.

  • Linhaça: Fonte de ômega 3, a linhaça pode conter 200 mg de cálcio em uma porção de 100 gr desse grão. É um grande aliado do nosso sistema cardio.

  • Grão de bico: Fonte de cálcio e proteínas, ele ajuda na sensação de saciedade e melhora o fluxo intestinal.

  • Feijão branco: Além do cálcio, o feijão branco é rico em proteínas, vitamina do complexo B, fibras e ferro.

Uma observação importante é que, para uma melhor absorção desse cálcio o ideal é que não seja consumido com alimentos que contenham cafeína e ferro (com exceção no caso dos alimentos que são fontes naturais desses dois nutrientes, como exemplo o espinafre). A prática de atividades físicas e tomar sol (importante para adquirir vitamina D3) também são práticas importantes para uma melhor absorção.

*referência: minhavida.com.br

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